quinta-feira, 27 de maio de 2010

O nosso cravo gigante

Este trabalho começou quando falámos do 25 de Abril e começámos a falar da Liberdade e Democracia. Então a professora propôs-nos a escrita de algumas frases sobre o que tínhamos falado ou sobre o que era para nós a liberdade. A professora deu-nos folhas de papel para nós escrevermos as frases.


Foram estas as frases que nós inventámos:
Se queremos que ela fique para sempre na nossa vida temos de ser bons cidadãos.
Liberdade é as pessoas poderem exprimir-se e lerem o que querem.
A liberdade é um pardal a voar e a cantar de felicidade.
Viajar para onde queremos. Ver o que queremos. Dar a nossa opinião.
A liberdade é como um pássaro no ninho com os seus filhotes.
Fazer o que queremos, ver o que queremos, ler o que queremos, brincarmos ao que queremos. Dizer a nossa opinião sobre a política.
A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros.
A liberdade é como se fosse um pássaro a voar.
Liberdade é tudo sem prejudicar os outros.
Liberdade é termos direito de pensar e dizer o que queremos desde que seja justo.
A liberdade é fazer o que nós queremos, dizer o que nós queremos sobre o governo e também podermos sair e entrar no país.
Ler o que queremos. Fazer o que queremos sem prejudicar os outros.
A liberdade é um ratinho solto por um gato.
Liberdade é vermos o que queremos, ler o que gostamos, viajar quando queremos e dizer o que queremos é a isso que chamamos liberdade.
A liberdade é uma pomba livre a voar e a sorrir com felicidade.
A liberdade é uma papoila vermelha a nascer num campo verde.
A liberdade é um cravo na mão do povo.
A liberdade é um gato a brincar com um periquito sem o magoar.
Liberdade é como uma parede que escolhe a sua tinta.
A liberdade é como um pássaro sem gaiola, um cão sem corrente nem canil, um peixe sem aquário… Por outras palavras é escolha é muito mais.
A liberdade dá-me o direito de falar ou fazer coisas que mais gosto.
A liberdade também é responsabilidade.


Para mostrar estas frases fizemos um cravo gigante. Vamos explicar como fizemos o cravo, foi feito com uma cana, um vaso, rolos de papel higiénico e plástico. Pintámos os rolos de verde. Enchemos o vaso de terra e espetámos a cana no vaso e a seguir enfiámos os rolos na cana onde já tinhamos colado as frases.


A Alda, que é a nossa empregada, enfiou os rolos na cana. Mas como o cravo é gigante ela teve que se pôr em cima de uma mesa.

Depois a professora fez com plástico vermelho a parte de cima do cravo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Desenhar Matisse

Temos andado um pouco atarefados com alguns trabalhos para vários concursos para os quais nos inscrevemos (depois daremos notícias) e a acabar outros trabalhos que teimam em não se acabar sozinhos... por isso hoje aqui fica uma coisinha para descontrair. Escolham a imagem clicando nas setas e arrastem para o espaço de desenho.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Visita à Pirâmide

No dia 4 de Maio fomos ao Edifício Pirâmide em Abrantes.
Começámos por nos apresentar à nossa guia que se chamava Cristina.
Em segundo lugar fomos para dentro de um auditório e aí vimos um filme que tinha duas personagens que se chamavam Bit e Byte.
Quando o filme começou o Byte esteve a falar sobre o que era um Museu. Sabes o que é um Museu? Foi o que ele perguntou. A seguir disse:
Eu vou explicar-te:
-Um museu é um espaço que pode ser fechado ou ao ar livre. Pode ter vários tipos de artes desde a antiguidade até hoje.
Esse filme apresentava também as 7 artes, sabem quais são elas? Nós vamos dizer: a música que é baseada em som, a literatura que é baseada em palavras, a dança que é baseada no movimento, o teatro que é baseado em representação, a pintura que é baseada na cor, a escultura que é baseada em volume e por fim a 7 arte que é o cinema que tem todas as outras 6 artes incluídas.
Passámos também a conhecer as profissões das pessoas que trabalham nos museus, que são: segurança: vê se ninguém rouba ou toca onde não deve; guia: leva as pessoas pela visita e explica-lhes tudo ao pormenor; restauradores ou conservadores: limpam e cuidam dos artefactos; museólogos: estudam os museus; arquivistas: guardam os arquivos. Depois vimos representações de quadros que foram pintados por três pintores famosos, Quatro quadros foram pintados por Miró, dois quadros foram pintados por Van Googh e um quadro foi pintado por Salvador Dali. Conversámos sobre o que nos faziam sentir esses quadros e das diferenças entre eles.
A seguir fomos para uma sala que tinha computadores e nessa sala fizemos uma pintura num programa chamado TuxPaint. Demos-lhe um nome como se fosse um quadro de alguém famoso! Depois de termos acabado a pintura jogámos um pouco nos sites: sitiodosmiúdos.pt e brincar.pt.
Adorámos este dia.
O pior foi o autocarro ter avariado quando estavamos para vir para a escola. Tivemos que estar algum tempo à espera de outro e a fome já apertava.

Para poderem apreciar aqui ficam três representações de quadros de Joan Miró

Constelações

  Le carnaval d’Arlequim

The merchandise of color

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Primavera

Miguel e Catarina

Luis e Tiago

Patrícia e Rosa

Júlia e Tatiana

Inês e Jéssica

Afonso, Diogo e João

Ana Rita e Ana Lúcia

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O nosso espantalho

No  âmbito da Festa da Primavera têm decorrido alguns eventos no Centro Histórico de Abrantes.
Desde hoje, dia 14 e até domindo dia 16, decorre o Festival de Espantalhos. As escolas, lares de idosos e centros de dia foram desafiados a fazer um espantalho cujo tema era a evocação dos 500 anos da morte de D. Francisco de Almeida primeiro vice-rei da India. Na nossa escola também fizemos o nosso.

 
Aqui podem vê-lo muito arranjadinho antes de sair da escola.

 
Aqui já exposto e um bocadinho descomposto por causa do vento, numa das ruas do Centro Histórico.
Na bolsa tem alguns marcadores de livros com o endereço do nosso blog.

Mas há vários espantalhos por lá. Aproveitem  para passear e espreitar as obras de arte. Amanhã entre as 10 e as 18 horas também podem assistir ao "Recuar no Tempo: Mercado Quinhentista"

Cerca de 200 figurantes vão recuar no tempo e dar vida à recriação de um Mercado Quinhentista, numa evocação aos 500 anos da morte de D. Francisco de Almeida (I Vice-rei da índia), sábado, dia 15 de Maio, entre as 10 e as 18h00, na Praça Barão da Batalha. A iniciativa, integrada na Festa da Primavera, vai ser levada a cabo por alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Princesinha

Os meninos do primeiro e do segundo anos fizeram o seu primeiro filme no programa PhotoStory.
Primeiro viram a história da Princesinha. Ela não sabia o que queria ser quando fosse adulta...
Depois, em grupo, recontaram a história oralmente e por escrito. A seguir fizeram bonitos desenhos sobre a história, uns em papel outros no Tux Paint. Por fim gravaram a história. Aqui é que foi o problema maior porque os que não estavam a gravar tinham de estar muito caladinhos. Mas correu tudo bem e a professora acha que ficou um trabalho muito bonito.

Também queremos saber a vossa opinião não se esqueçam de comentar...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ora nem mais

- Para que serve a prova de aferição?
Momento de silêncio. Apetece dizer "para nada". Em vez disso dou a resposta da praxe: "Para o Ministério da Educação perceber se os professores estão todos a trabalhar bem o Português e a Matemática". Já dei esta resposta o ano passado e há dois anos, voltei a dá-la ontem. Hoje é dia da prova de Português e sexta-feira a de Matemática.
- Mas não conta para nota, pois não?
- Não.
- Então como é que o ministério percebe se os meus professores estão a trabalhar bem?
- Porque vai ver as vossas provas e depois avalia.
- E faz um ranking?
- Não.
- Então, porque é que temos trabalhado tanto para as provas de aferição?
Pois... A Associação de Professores de Português também faz a mesma pergunta.
BW

Copiado DAQUI

Peço desculpa mas mesmo depois de ler as razões invocadas por quem lhes dá utilidade ainda não percebi para que servem. Mas isto digo eu que não percebo nada disto. Se percebesse era Ministra. Paula.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Descontrair

Um vídeo para descontrair antes das provas de aferição.

domingo, 2 de maio de 2010

Prendas das Mães

As prendas já bem guardadas nos pacotes de leite pintados e decorados.


Os colares feitos com trapilho e botões.


Já falámos de:

dias especiais (50) trabalhos da escola (31) formação cívica (24) expressão plástica (18) matemática (17) língua portuguesa (16) estudo do meio (15) Natal (13) efemérides (13) trabalhos da turma (13) formação pessoal (10) ambiente (9) histórias (9) visita de estudo (9) leituras (7) O nosso corpo (6) concursos (6) Outono (5) Primavera (5) poemas (5) reciclagem (5) 25 de Abril (4) 28 palavras (4) dia da mãe (4) gravações (4) início (4) segurança na internet (4) Portugal (3) Páscoa (3) animais (3) apresentação (3) desenhar (3) família (3) futuro (3) informações (3) música (3) natureza (3) presente (3) vídeos (3) História de Portugal (2) Liberdade (2) Plano Nacional de Leitura (2) Tic (2) alimentação (2) carnaval (2) dia da criança (2) dia do pai (2) escola (2) escrita criativa (2) escritores (2) final de ano (2) frases de vida (2) jogos (2) livros (2) pintores (2) provérbios (2) regresso (2) simetria (2) solidariedade (2) sólidos geométricos (2) água (2) HagáQuê (1) Implantação da República (1) Restauração da Independência (1) Selo (1) Verão (1) adjectivos (1) alunos (1) ano novo (1) astronomia (1) banda desenhada (1) biografias (1) caligramas (1) cortiça (1) dia do agrupamento (1) educação física (1) enigmas (1) espectáculos na escola (1) estudar (1) filmes (1) férias (1) horas (1) lendas (1) medidas de comprimento (1) meios de comunicação (1) mudanças (1) números decimais (1) obras (1) participação dos pais (1) passado (1) poesia (1) professores (1) provas de aferição (1) rios (1) segurança (1) sementeiras (1) tangram (1) textos (1) ângulos (1)

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

jjj