terça-feira, 6 de outubro de 2009

Visita de estudo

Hoje fizemos uma visita guiada ao Castelo e ao Centro Histórico de Abrantes. Passámos pelo Largo da Ferraria onde está o pelourinho.

Daqui vimos a Igreja de São Vicente e seguimos pela Rua Maria de Lurdes Pintassilgo, que foi a primeira mulher, Primeiro Ministro de Portugal e que nasceu em Abrantes.

Chegámos à Praça Raimundo Soares e parámos ao pé da Fonte das 3 Marias. Seguimos para a Praça Barão da Batalha, que era onde antigamente se vendia a palha que depois seguia de barco, pelo Rio Tejo, até Lisboa. Quando a palha chegava a Lisboa caiam bocadinhos no rio e formava um rio que parecia de ouro, esse local ficou conhecido por Mar da Palha.
Vimos ainda o antigo Convento da Graça, que hoje é a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Era neste convento que se faziam os doces tradicionais, a Palha de Abrantes e as Tigeladas.
Seguimos para o Convento de São Domingos que é mesmo ao lado e onde fica a Biblioteca Municipal. Fomos à Igreja de São João, onde D. joão I assistiu à missa, antes de partir para a Batalha de Aljubarrota.
Ficámos a conhecer a lenda que diz que, quando o rei tentou subir para o cavalo partiu-se o estribo e por isso ele prometeu que se ganhassem a batalha voltaria à Igreja e traria uma pedra com o seu rosto esculpido. Como o prometido é devido e ele ganhou lá a foi levar.
Seguimos para o Castelo e passámos pela Igreja de São Pedro onde lemos um painel de azulejo que diz que a igreja foi encerrada por falta de fregueses. Quando chegámos ao Castelo fomos visitar o Museu que fica dentro da Igreja de Santa Maria do Castelo. Aprendemos como se contam os séculos e a descobrir de que século são as datas. No museu vimos peças da época dos romanos e dos gregos.
Fomos almoçar e depois de almoço montámos uma maquete do castelo com as muralhas, a Torre de Menagem e a Igreja.
Quando voltámos para o autocarro brincámos um bocadinho no Parque Radical.
Foi uma visita interessante e um pouco húmida porque ainda apanhámos uns pinguinhos de chuva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, eu sou a Sofia, mae da Rita Romano. Tenho espreitado as Borboletas do Tramagal e estou encantada com o vosso projecto. Pena tenho que esta ideia maravilhosa nao tenha acontecido em anos anteriores, mas...o que lá vai ja é passado e o que interessa é o futuro. Desejo muito sorte para este blog. Parabens aos meninos do 4º ano e a quem os acompanha nesta aventura. Estarei sempre por aqui a espreitar. Sofia C.

Anónimo disse...

Olá, sou a Nélita e estou sempre atenta ao vosso blog, é muito bonito, está muito bem feito ,dou os parabéns á profª Paula e estou sempre ao vosso dispor também mando um beijinho para todos os alunos e professoras da Nº1. PARABÈNS.

Já falámos de:

dias especiais (50) trabalhos da escola (31) formação cívica (24) expressão plástica (18) matemática (17) língua portuguesa (16) estudo do meio (15) Natal (13) efemérides (13) trabalhos da turma (13) formação pessoal (10) ambiente (9) histórias (9) visita de estudo (9) leituras (7) O nosso corpo (6) concursos (6) Outono (5) Primavera (5) poemas (5) reciclagem (5) 25 de Abril (4) 28 palavras (4) dia da mãe (4) gravações (4) início (4) segurança na internet (4) Portugal (3) Páscoa (3) animais (3) apresentação (3) desenhar (3) família (3) futuro (3) informações (3) música (3) natureza (3) presente (3) vídeos (3) História de Portugal (2) Liberdade (2) Plano Nacional de Leitura (2) Tic (2) alimentação (2) carnaval (2) dia da criança (2) dia do pai (2) escola (2) escrita criativa (2) escritores (2) final de ano (2) frases de vida (2) jogos (2) livros (2) pintores (2) provérbios (2) regresso (2) simetria (2) solidariedade (2) sólidos geométricos (2) água (2) HagáQuê (1) Implantação da República (1) Restauração da Independência (1) Selo (1) Verão (1) adjectivos (1) alunos (1) ano novo (1) astronomia (1) banda desenhada (1) biografias (1) caligramas (1) cortiça (1) dia do agrupamento (1) educação física (1) enigmas (1) espectáculos na escola (1) estudar (1) filmes (1) férias (1) horas (1) lendas (1) medidas de comprimento (1) meios de comunicação (1) mudanças (1) números decimais (1) obras (1) participação dos pais (1) passado (1) poesia (1) professores (1) provas de aferição (1) rios (1) segurança (1) sementeiras (1) tangram (1) textos (1) ângulos (1)

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

jjj