quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Centro de ciência viva em Constância

Ontem fomos visitar o Centro de Ciência Viva em Constância.
Começámos por visitar o planetário. Vimos uma representação do espaço com estrelas e planetas. Ficámos a saber que um grupo de estrelas se chama uma Constelação. Que as estrelas cadentes não são estrelas a cair mas sim poeiras, que ao entrarem na atmosfera se incendeiam e por isso vimos um rasto de luz. Aprendemos que a Terra faz dois movimentos a rotação, que é quando ela gira à volta de si própria e demora vinte e quatro horas e o movimento de translação que é quando gira à volta do Sol e demora trezentos e sessenta e cinco dias e seis horas. Aprendemos também que as estrelas de cor vermelha são as mais velhas, as azuis são jovens e as cor de laranja as estrelas adultas.
De seguida fomos para outra sala onde completámos uma história, unindo os pontos do desenho, sobre um rato e um gato que fizeram uma viagem ao espaço. No fim recontámos a história.
Para terminar fomos ao parque onde está uma representação do Sistema Solar, outra da nossa Galáxia, que se chama Via Láctea e um grande globo terrestre que nós nos fartámos de rodar.

Chegou a hora de almoçar e fomos ao Parque Ambiental de Santa Margarida, depois de almoçar fomos brincar no parque infantil e passear por ali a ver as plantas, algumas tinham nomes esquisitos. Também vimos uma picota, uma azenha e um filtro de água.



2 comentários:

Zélia Elias disse...

As crianças adoraram a visita. É muito bom levá-los a descobrir e proporcionar-lhes outras vivências fora da escola...Parabéns pela iniciativa!

SC disse...

Pois eu estou muito contente com estas vivências propocionadas aos meninos e meninas.Muitissimos parabens e espero que seja um ano repleto de visitas educativas.Borboletas aproveitem bem estas visitas pois enriquecem muito os vossos conhecimentos tornando-se muito mais fácil estudar.Deixo-vos uma proposta:no Jardim Zoológico em Lisboa existe o Museu da Criança que neste momento tem um espectáculo interactivo sobre o Corpo Humano,precisamente sobre a matéria que estão a estudar em Estudo do Meio.Desafiem os professores e os pais para esta visita.Garanto que é muito bom.Bom trabalho e já agora bom fim de semana.Abraços e palhaços para todos.Sofia C.

Já falámos de:

dias especiais (50) trabalhos da escola (31) formação cívica (24) expressão plástica (18) matemática (17) língua portuguesa (16) estudo do meio (15) Natal (13) efemérides (13) trabalhos da turma (13) formação pessoal (10) ambiente (9) histórias (9) visita de estudo (9) leituras (7) O nosso corpo (6) concursos (6) Outono (5) Primavera (5) poemas (5) reciclagem (5) 25 de Abril (4) 28 palavras (4) dia da mãe (4) gravações (4) início (4) segurança na internet (4) Portugal (3) Páscoa (3) animais (3) apresentação (3) desenhar (3) família (3) futuro (3) informações (3) música (3) natureza (3) presente (3) vídeos (3) História de Portugal (2) Liberdade (2) Plano Nacional de Leitura (2) Tic (2) alimentação (2) carnaval (2) dia da criança (2) dia do pai (2) escola (2) escrita criativa (2) escritores (2) final de ano (2) frases de vida (2) jogos (2) livros (2) pintores (2) provérbios (2) regresso (2) simetria (2) solidariedade (2) sólidos geométricos (2) água (2) HagáQuê (1) Implantação da República (1) Restauração da Independência (1) Selo (1) Verão (1) adjectivos (1) alunos (1) ano novo (1) astronomia (1) banda desenhada (1) biografias (1) caligramas (1) cortiça (1) dia do agrupamento (1) educação física (1) enigmas (1) espectáculos na escola (1) estudar (1) filmes (1) férias (1) horas (1) lendas (1) medidas de comprimento (1) meios de comunicação (1) mudanças (1) números decimais (1) obras (1) participação dos pais (1) passado (1) poesia (1) professores (1) provas de aferição (1) rios (1) segurança (1) sementeiras (1) tangram (1) textos (1) ângulos (1)

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

jjj