Como dissemos há dias a nossa escola concorreu a um concurso sobre a água, promovido pelos Serviços Municipalizados de Abrantes.
Do regulamento do concurso constava:
"O concurso tem como objectivo, sensibilizar os alunos de forma a mobilizar os seus sentidos para a capacidade de observação/preservação da água e incentivá-los a desenvolver e a valorizar competências de criatividade à melhoria do ambiente. ... Os trabalhos admitidos a concurso deverão ser apresentados através de desenho ou trabalho, feito com materiais recicláveis, sobre a temática da água. Os trabalhos poderão ser feitos com o recurso a técnicas diversificadas."
O nosso trabalho consistiu de uma maquete dividida em "duas partes". De um lado representámos uma casa de banho onde se podia observar o aproveitamento da água do lavatório para a descarga da sanita, não nos esquecemos de pôr uma garrafa dentro do autoclismo pois ele era dos "velhos" e não tinha sistema económico de descarga.
Do outro lado representámos uma casa onde se fazia o aproveitamento da água que vinha do telhado. Esta escorria pelo algeroz e era armazenada em dois depósitos. Desses depósitos saiam dois tubos para irrigar as plantas do jardim e para o abastecimento do lago.
Tínhamos ainda quatro gotas de água com várias páginas. Uma tinha escrito vários conselhos sobre como poupar água, outra ditados e quadras sobre a água, outra curiosidades sobre a água e a outra tinha desenhado as várias fases do ciclo da água.
O trabalho foi posto dentro de uma caixa aberta nos cantos e quando se tira a tampa ela abre-se e mostra todo o trabalho.
Este foi um trabalho conjunto das turmas dos 3.º e 4.º anos. A ideia inicial foi proposta pelos alunos do 4.º ano e foi um trabalho muito participado por todos os alunos que deram muitas sugestões ao longo do seu desenvolvimento.
Parabéns à escola de São Facundo que ganhou o primeiro prémio.
E à escola de Alvega que também ganhou uma menção honrosa.
O resultado pode ser visto no site da Câmara Municipal.
Sem comentários:
Enviar um comentário