No concurso de desenho "A dádiva benévola anónima de sangue" quem ganhou o primeiro prémio do primeiro ciclo foi a nossa colega Jéssica. O desenho podia ser com os materiais que quisessemos por exemplo: bocados de revistas, aguarelas, lápis de cor...
A Jéssica fez o seguinte desenho:
Estes foram os presentes que a Jéssica recebeu.
O sangue é obtido através de dádivas voluntárias e não remuneradas, efectuadas por pessoas em excelentes condições de saúde.
Uma dádiva de sangue consiste na colheita de cerca 450 ml de sangue. É uma quantidade que pode ser doada com segurança por pessoas com mais de 50kg de peso.
Os glóbulos vermelhos, as plaquetas e o plasma têm pesos diferentes. Quando o sangue total é centrifugado estes componetes ocupam níveis diferentes no saco onde foi colhido.
Os tratamentos contra o cancro atingem as células malignas mas também as células boas e por isso muitas vezes torna-se necessário transfundir plaquetas.
Todo o sangue colhido é analisado, obrigatoriamente e por diferentes métodos para rastreio de doenças transmissíveis, entre os quais: vírus da sida, vírus da hepatite B, víros da hepatite C, Sífilis.
Para além destas, são efectuadas análises para determinação do grupo sanguínio e testes de controlo de qualidade para garantir a segurança de todos os componentes sanguínios.
Obrigado à mãe do Henrique que nos deu vários folhetos sobre o sangue para nós aprendermos estas coisas.
1 comentário:
Uma campanha importantíssima e aprendizagens de grande valor. Ainda bem que não perdem oportunidades de aderir a campanhas como esta. É na escola que se começa a criar o espírito de entreajuda.
Os meus parabéns à Jéssica. O desenho dela está fantástico.
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
Enviar um comentário