segunda-feira, 15 de abril de 2013

A nossa visita de estudo ao Oceanário

No dia 11 de abril de 2013 fomos a uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa. Partimos da estação de comboios de Tramagal às 7h 30m. Durante a viagem de comboio pudemos observar a paisagem e até vimos o Castelo de Almourol e a sua ilha .Também vimos a cidade dos comboios, que é o Entroncamento. Chegámos a Lisboa e saímos na estação do Oriente. Dirigimo-nos ao Oceanário para iniciarmos a nossa visita.Á nossa espera estava a nossa guia que nos acompanhou e explicou muitas coisas durante a visita.Aprendemos o nome e as características de vários animais que habitam no Oceanário.No aquário principal vimos vários tubarões, cardumes, raias, peixe-lula, mantas... Passámos ao Oceano Atlântico onde vimos os papagaios do mar. Eles põem os seus ovos nas rochas e prendem-nos com as suas fezes. De seguida fomos ver os pinguins, que pertencem ao Oceano Antártico. Ficámos a saber distinguir os pinguins adultos das suas crias.As crias têm a penugem da cabeça de cor cinzenta e os adultos têm riscas brancas e pretas. Vimos três lontras que pertencem Oceano Pacífico.Aprendemos que as lontras são os animais que têm mais pelo e que são muito comilonas. A nossa guia mostrou-nos vários dentes,ovos e pele de tubarões. Depois da nossa guia ter ido embora fomos explorar o Oceanário.Vimos alforrecas, dragões marinhos, um filme sobre o funcionamento do Oceanário, repteís e batráquios, a casa do Vasco, animais que se confundiam com a areia do fundo do mar, peixes lanterna, peixes de águas quentes e muitos mais seres vivos. Noutro edifício do Oceanário fomos visitar uma exposição sobre tartarugas.Vimos tartarugas de várias especíes e tamanhos e jogámos vários jogos. A seguir fomos almoçar, comprar lembranças e passear pelo Parque das Nações, vimos um vulcão de água. Finalmente fomos para o comboio para regressar a casa. Visitámos a cabine do maquinista e alguns alunos tiveram oportunidade de conduzir e apitar o comboio. Chegámos a casa exautos, mas felizes, porque correu tudo bem e aprendemos muitas coisas novas.

Texto coletivo

Já falámos de:

dias especiais (50) trabalhos da escola (31) formação cívica (24) expressão plástica (18) matemática (17) língua portuguesa (16) estudo do meio (15) Natal (13) efemérides (13) trabalhos da turma (13) formação pessoal (10) ambiente (9) histórias (9) visita de estudo (9) leituras (7) O nosso corpo (6) concursos (6) Outono (5) Primavera (5) poemas (5) reciclagem (5) 25 de Abril (4) 28 palavras (4) dia da mãe (4) gravações (4) início (4) segurança na internet (4) Portugal (3) Páscoa (3) animais (3) apresentação (3) desenhar (3) família (3) futuro (3) informações (3) música (3) natureza (3) presente (3) vídeos (3) História de Portugal (2) Liberdade (2) Plano Nacional de Leitura (2) Tic (2) alimentação (2) carnaval (2) dia da criança (2) dia do pai (2) escola (2) escrita criativa (2) escritores (2) final de ano (2) frases de vida (2) jogos (2) livros (2) pintores (2) provérbios (2) regresso (2) simetria (2) solidariedade (2) sólidos geométricos (2) água (2) HagáQuê (1) Implantação da República (1) Restauração da Independência (1) Selo (1) Verão (1) adjectivos (1) alunos (1) ano novo (1) astronomia (1) banda desenhada (1) biografias (1) caligramas (1) cortiça (1) dia do agrupamento (1) educação física (1) enigmas (1) espectáculos na escola (1) estudar (1) filmes (1) férias (1) horas (1) lendas (1) medidas de comprimento (1) meios de comunicação (1) mudanças (1) números decimais (1) obras (1) participação dos pais (1) passado (1) poesia (1) professores (1) provas de aferição (1) rios (1) segurança (1) sementeiras (1) tangram (1) textos (1) ângulos (1)